Padre Parron recebe Título de Cidadão Honorário do Paraná

Nesta segunda-feira, 1º de julho, Padre Joaquim Parron recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná em uma cerimônia solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Conhecido como “Padre dos Pobres”, Padre Parron foi homenageado por seu extenso trabalho social e religioso em Curitiba, especialmente no bairro Vila Torres.


Padre Parron, que chegou a Curitiba em 1980, rapidamente se envolveu com a comunidade local. Em 2020, no início da pandemia, fundou o Movimento SOS Vila Torres, especialmente para atender as pessoas que ficaram sem trabalho devido ao isolamento social. O movimento, agora conhecido como SOS Combate à Fome, distribui cerca de 2 mil cestas básicas por mês em sete comunidades de Curitiba, totalizando aproximadamente 1.500 toneladas de alimentos distribuídas até agora.


Além da distribuição de alimentos, o Movimento promove programas de capacitação e encaminhamento ao emprego, em parceria com empresas e professores voluntários.


Formado em Filosofia e Teologia, Padre Joaquim Parron também é professor de Ética no Seminário Claretiano, membro do Conselho Extraordinário da recém-fundada Província Redentorista de Curitiba, e reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR), localizado no bairro Alto da Glória. Com Doutorado em Ética Social pela The Catholic University of America, Washington, DC, e Mestrado em Educação pela PUCPR, Padre Parron já atuou pastoralmente nos EUA, Irlanda, Argentina e Tailândia, e foi superior provincial dos Redentoristas por dois períodos.


Durante a cerimônia, Padre Parron expressou sua gratidão: “Este título é um reconhecimento ao trabalho de todos que, juntos, lutam pela dignidade e pelos direitos das pessoas mais pobres e excluídas. Continuaremos firmes nesta missão de amor ao próximo.”


O evento contou com a presença de diversas autoridades, líderes comunitários, amigos e religiosos, que prestaram suas homenagens ao padre. A concessão do título de Cidadão Honorário do Paraná ao Padre Joaquim Parron reforça o trabalho incansável deste religioso, cuja atuação continua a inspirar e transformar a vida de muitas pessoas em Curitiba e em outras regiões.


 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados