Parabéns, Redentoristas!

No dia 9 de novembro de 2023, a Congregação do Santíssimo Redentor completa  291 anos de fundação e missão no mundo.


A Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, Nápoles, Itália.

Santo Afonso, após fazer um retiro na região de Scala, no contato com a população muito pobre que morava nos campos, sentiu em seu coração o desejo de ser sacerdote junto aos mais abandonados. Ele partilha esse desejo com outros amigos e, deixando a cidade de Nápoles, parte para Scala, onde, com seus amigos, inicia a Congregação do Santíssimo Redentor, tendo como Carisma o anúncio de que, em Cristo, a Redenção é Copiosa. É para todos!


Em 1749, o Papa Bento XIV aprovou as Regras do Instituto, que tinha por finalidade a configuração com Jesus Cristo e a pregação de missões populares e retiros, de preferência para os mais pobres e abandonados.


Santo Afonso trouxe para a missão da Congregação o lema que ele tinha assumido para sua vida: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque Ele me ungiu e enviou-me para levar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4,18).


Por isso, a missão dos Redentoristas é a pregação do Evangelho aos pobres, procurando regiões de população abandonada, pastoral e socialmente, buscando levar, através das missões, retiros espirituais, pastoral nos Santuários e Paróquias, e pelos Meios de Comunicação, a mensagem da Copiosa Redenção.


Em 1832, no centenário da fundação, seis missionários redentoristas – três sacerdotes e três irmãos – partiram para os Estados Unidos e começaram a primeira obra missionária fora da Europa. Posteriormente, atuaram na América Latina, Austrália, África e Ásia.


Em 1866, o Papa Pio IX entregou aos cuidados dos Redentoristas o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com esse pedido: “Façam-na conhecida em todo o mundo”. Assim, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tornou-se a Padroeira das Missões Redentoristas.



Missionários Redentoristas em números


Em 2023, há 4.580 Missionários Redentoristas espalhados pelas cinco Conferências (África e Madagascar; América Latina e Caribe; Ásia-Oceania; América do Norte; e Europa).

Deste total, são 59 bispos, 3.468 sacerdotes, 9 diáconos permanentes, 72 diáconos transitórios, 654 clérigos não ordenados (sendo 98 com profissão perpétua e 556 com profissão temporária), e 318 irmãos (274 com profissão perpétua e 44 com profissão temporária).

A idade média dos Missionários Redentoristas é 53 anos. A maioria dos irmãos tem mais de 79 anos, a maior parte dos clérigos estudantes e diáconos têm menos de 30 anos, e a faixa etária predominante dos bispos e sacerdotes é entre 40 e 49 anos; mesmo intervalo de idade que contempla a maioria dos Redentoristas como um todo.


Perfil do Missionário Redentorista


Nas Constituições Redentoristas, encontra-se, no número 20, o perfil de como devem ser os Missionários Redentoristas:

“Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração. Os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu ministério e anunciam-nos com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens à Copiosa Redenção.”


Início das Novenas


A novena perpétua ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu em 1922, na Paróquia Santo Afonso, na cidade de St. Louis, Missouri (EUA). A ideia inicial foi do missionário redentorista padre André Brown. A partir de então, a devoção tornou-se rapidamente conhecida e foi levada para vários países, principalmente através dos Missionários Redentoristas que abriam novas casas de missão.


Novenas em Curitiba (PR)


As primeiras novenas em Curitiba (PR) foram realizadas na Capela da Glória. Em 1960, chegaram os três primeiros redentoristas em Curitiba: Padre Tiago Schomber, pároco; Vicente Crotty e Wenceslau Smutny, vigários. Foram eles que deram início às novenas em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Capela da Glória. 



No primeiro ano, eram apenas duas novenas, uma às 7h30 e outra às 19h30. Em 1964, já eram sete horários. A frequência do povo às novenas era tão grande que logo a novena começou a tomar a Avenida João Gualberto, com mais de vinte mil devotos por semana. A prefeitura viu-se obrigada a interromper o tráfego na avenida em dia de novena.




Missionários Redentoristas no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


O Santuário Perpétuo Socorro, atualmente, conta com a presença de quatro sacerdotes e um Irmão. Eles realizam um intenso e dinâmico trabalho de evangelização e de propagação da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Redentoristas no Santuário


Padre Edilei Rosa Silva, CSsR - administrador do Santuário

Padre Sergio Lima, CSsR - Missionário Redentorista

Padre José Devecchi, CSsR - Missionário Redentorista

Padre Charles Coury, CSsR - Missionário Redentorista

Irmão Hélio Nunes, CSsR - Missionário Redentorista


Construção do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

Milhares de pessoas já participavam da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na pequena Capela da Glória e era evidente a necessidade de um local maior. Foi, então, que o consulado de Portugal abriu mão da praça onde construiria um monumento e a cedeu aos redentoristas para a construção da igreja. 



O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construído com a contribuição dos fiéis devotos. Coube a Koso Kassai, arquiteto e engenheiro civil, desenvolver um projeto para o templo. O lançamento da pedra fundamental ocorreu em 1966.




A Missa Inaugural do novo Santuário ocorreu no dia 29 de junho de 1969, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, com a presença de mais ou menos trinta mil pessoas, que marcaram presença no Estádio do Coritiba. 



A novena rapidamente “contagiou” curitibanos e moradores de toda a Região Metropolitana. Hoje, ela pode ser considerada patrimônio cultural de Curitiba, atraindo aproximadamente 2 milhões de pessoas anualmente ao Santuário.



Aos domingos, a movimentação de fiéis também é grande durante os horários de missas oferecidos. Assim, hoje já são mais de 150 mil pessoas por mês que participam das celebrações.


O Santuário está sob a coordenação dos Missionários Redentoristas, que expandiram o trabalho também para a internet, com as transmissões pela TV Web Perpétuo Socorro (canal do YouTube e Facebook); através do site www.perpetuosocorro.org.br e do Instagram, além de divulgar os principais acontecimentos mensalmente na Revista Perpétuo Socorro (pertencente à congregação).


O atendimento e acolhimento às pessoas que procuram o Santuário é prioridade: meia- hora antes de todas as missas e nas quartas-feiras e domingos praticamente o dia todo, os padres atendem confissões e aconselhamentos. Atendimentos psicológicos, jurídicos, de fonoaudiologia, entre outros, também são prestados gratuitamente no Centro Redentorista Santo Afonso, um espaço de atendimento à população e uso das pastorais.


Missas no Santuário Perpétuo Socorro:

Domingo: 8h, 9h, 10h30, 12h, 15h, 17h e 19h

Segunda, terça, sexta e sábado: 7h, 12h, 15h e 19h30

Quarta-feira (missa e novena): 7h, 12h e 21h

Quinta-feira – 7h, 9h, 12h, 15h e 19h30


Novenas:

Quarta-feira: 6h às 22h (de hora em hora)


Confissões:

30 minutos antes das celebrações (Exceto na missa das 7h)

Quarta-feira: 6h às 20h

Domingo – 8h às 19h


100 anos de Novenas em Curitiba


O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR), comemorou no dia 09 de julho de 2022, o Jubileu Mundial de 100 anos das novenas. Para as festividades, a comunidade teve 24 horas de novenas e celebrações especiais. Na capital paranaense, as Novenas começaram há 63 anos e movimenta milhares de pessoas de Curitiba e Região Metropolitana, todas as quartas-feiras. São muitos os relatos de graças alcançadas e os testemunhos de fé e devoção popular.


Que Deus abençoe os Missionários Redentoristas


Que Deus abençoe a vida e a missão de todos os redentoristas no mundo, de modo especial os que caminham conosco, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba.



 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados