Queridos irmãos e irmãs, é muito comum na Santa missa cantarmos um canto de entrada bastante conhecido que diz o seguinte: "Senhor quem entrará no Santuário pra te louvar...quem tem as mãos limpas e o coração puro, quem não é vaidoso e sabe amar..." Este canto expressa bem as palavras de Jesus no Evangelho de hoje (Mc 7,14-23).
Todos nós temos tendências para o bem e para o mal. Porém, e infelizmente, nossa tendência para o mal parece ser maior, basta analisarmos os fatos. É muito mais fácil expressarmos irritação, raiva, falta de paciência, que termos atitudes de mansidão. É mais fácil falarmos mal dos nossos semelhantes que falarmos bem. É mais simples eu falar um palavrão, que uma palavra de sabedoria.
Tem muita coisa boa acontecendo no mundo, porém as mesmas não estão em evidência. Quando ligamos a nossa "TV" ou nosso rádio 90% das noticias são ruins e a maioria delas são causadas por nossas maldades. O pior de tudo é que estamos num país onde a maioria se dizem cristãos. Algo está errado, não acham? Sinal que boa parte de nós cristãos louvam a Deus com os lábios, mas o coração está longe Dele.
Jesus deixa claro que o problema está em nosso interior. Sempre vemos o problema no próximo e até julgamos, porém esquecemos que muitas vezes o problema está em nós. É preciso estarmos atentos àquilo que se passa em nosso coração. Como disse o próprio mestre no Evangelho: é de dentro do coração humano que saem as más intenções.
Que pela intercessão de nossa Senhora, Deus nos conceda um coração puro e um espírito decidido em realizar boas obras. Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Pe. Donizete Araújo
Missionário Redentorista.
Indique a um amigo