A Pastoral da Catequese promoveu uma gincana virtual com arrecadação de alimentos para instituições e projetos sociais

Crédito da foto - Arquivo PASCOM
Uma antiga canção popular já diz: “Adeus, ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize, no ano que vai nascer!...” É com este sentimento de expectativa que o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR) inicia o ano de 2021. O principal desejo, com certeza, é o fim da pandemia, a eficácia da vacina e a retomada de todas as atividades.
Mas não dá para negar que, mesmo em meio à pandemia, muita coisa boa aconteceu; seja na parte da espiritualidade ou da solidariedade. Se as pastorais não conseguiram se reunir presencialmente, muitos integrantes que ainda desconheciam as plataformas para reuniões virtuais e as redes sociais, tornaram-se experts e até iniciaram novos projetos, mesmo que de forma online.
Mães que oram através do WhastApp
Foi o caso do Grupo Mães que Oram pelos Filhos, que costumava se reunir todos os sábados, no Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA). Com o isolamento, os encontros mantiveram-se semanais, no mesmo dia e horário, mas passaram a ser feitos pelo WhastApp.
“Durante a semana, as mães se revezam e gravam os mistérios do terço, orações, oferecimento e a leitura da Palavra”, explica Conceição Barindelli, responsável pelo movimento. E a pandemia, que talvez poderia ter desanimado as participantes, foi motivação para outras mães: “Praticamente duplicamos o número de participantes, de 40 para 78 mães”, comenta Conceição.
Terço da Pastoral do Esporte
A Pastoral do Esporte iniciou um terço online, semanal, quando o reitor do Santuário, padre Celso Cruz, estava internado com covid-19. Após a alta hospitalar do sacerdote, o momento oracional continuou, como forma de agradecimento e até para fortalecer a espiritualidade do grupo. As formações mensais, que antes eram presenciais, passaram a ser pela plataforma Google Meet.
O carinho com os idosos
Pode-se dizer que 2020 foi o ano da ansiedade! Para os idosos, não foi fácil cumprir o isolamento, muitas vezes deixando de receber a visita dos familiares e amigos, em prol do zelo com a saúde.
A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que costumava fazer visitas regulares, também teve que mudar a estratégia com os atendidos. De acordo com a coordenadora, Maria Aparecida Lima da Silva, o contato passou a ser feito através de telefonemas, WhatsApp e vídeo chamadas, até com mais frequência do que eram as visitas pessoais. Os voluntários da PPI têm participado de reuniões formativas mensais de forma online.
O Grupo Irradiar, que trabalha a estimulação cognitiva com a terceira idade, manteve as atividades semanais, através do WhatsApp. “Como nem todos têm agilidade com os meios digitais, nós também ligamos para saber como estão e para minimizar a solidão, tão preocupante neste tempo”, conta Yara do Rocio Bonat Trevisan, coordenadora do projeto. As atividades não são obrigatórias, mas o principal sentido é manter o vínculo com o grupo.
Gincana Virtual com as crianças
E como extravasar a energia dos mais jovens? A Pastoral da Catequese abusou da criatividade nas atividades proporcionadas ao longo do ano. No Corpus Christi, os catequizandos participaram de uma exposição virtual de tapetes, confeccionados por eles mesmos. Teve até premiação dos mais elaborados!
Nos meses de setembro e outubro, a proposta foi uma Gincana Virtual, com turmas de 1ª a 5ª etapas e Crisma. A pontuação levou em consideração o número de catequizandos por turma e o cumprimento das tarefas nos prazos determinados. Para anunciar a turma campeã, a equipe programou uma LIVE, diretamente do Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA).
Formação contínua
A Pastoral do Matrimônio, mesmo tendo que interromper a formação de noivos, aproveitou o tempo para a formação da equipe, através de encontros quinzenais e online. As reuniões promoveram o estudo de documentos da Igreja, como o Catecismo da Igreja Católica (nos códigos referentes ao Sacramento do Matrimônio) e o Roteiro de Encontros de Formação para Noivos.
Networking
No caso da Pastoral do Empreendedor, os participantes optaram por não realizar atividades online. “A maioria dos membros já estava saturada com lives e cursos virtuais em suas próprias áreas de atuação”, justifica a coordenadora Carla Jansson. Em contrapartida, deu-se início a um grupo de WhatsApp para proporcionar uma interação maior e até divulgar as atividades dos empresários, facilitando o networking. A pastoral manteve a missa mensal no segundo sábado do mês.
Comunicação
A pandemia mostrou a todos que a Igreja pode-se fazer presente dentro dos lares quando não se é possível estar no templo religioso. É claro que a presença física é insubstituível e os devotos sentiram muita falta das novenas presenciais. Afinal, lá se vão mais de 10 meses sem elas... Entretanto, as transmissões têm atingido muito mais corações sedentos da Palavra de Deus.
Além das missas e novenas, surgiram novidades na programação: o terço mariano, aos sábados, com Frater Willian e Frater Cleverton; o terço da Misericórdia, na sexta-feira, com Frater Adenilson e o programa Estrada da Redenção, nas segundas-feiras, com Frater Willian e a jornalista Rubhia Morais...
A triste notícia foi a perda do amigo e funcionário Sérgio Cernach, acometido pela covid-19. Sérgio foi um dos precursores da comunicação do Santuário e deixou saudades. Para homenageá-lo, o estúdio foi “batizado” com seu nome.
O ano do drive-thru
Em 2020, o Santuário também aderiu à moda do drive-thru. Seja para coletar alimentos e roupas usadas, distribuição da Eucaristia, Feijoada dos Devotos ou até mesmo para arrecadar leite em pó especial e brinquedos para o Natal das crianças carentes.
Solidariedade e Novos Projetos
No âmbito da solidariedade, o atendimento não parou! Houve distribuição de cestas básicas para as instituições e famílias cadastradas, bem como o acolhimento dos dependentes químicos pela Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro.
A novidade foi a implantação do projeto Café Solidário para moradores em situação de rua; com café da tarde, banho, atendimento médico, jurídico, ajuda para elaboração de currículos, encaminhamento psicológico, etc.
A Pastoral da Escuta recrutou mais voluntários para a escuta solidária, que passou a acontecer de forma virtual ou por telefone, com horários marcados.
Adoração online
A adoração ao Santíssimo, que é uma prática frequente no Santuário, continuou mesmo quando as portas estavam fechadas. Foram vários momentos de adoração online realizados pelas pastorais: Vigília Pascal, Dia 27 Sempre com Maria e vigília da primeira sexta-feira do mês. Esta, por sua vez, completou 19 anos ininterruptos em maio.
Expectativas
Em meio às incertezas e situações difíceis vivenciadas ao longo de 2020, como o abre e fecha da Igreja, suspensão de novenas, surto de coronavírus no Santuário ocasionando a perda de um funcionário, sanitizações e tantas outras, há muita esperança para 2021. Os batizados e casamentos, começam a retomar, aos poucos. As confissões não deixaram de acontecer e, com certeza, a Mãe do Perpétuo Socorro nunca abandonará seus filhos!