No sacramento do Crisma administrado pelo bispo, o crismando recebe a unção com o Crisma, invocando o Espírito Santo e os unge com óleo. Este sacramento do Crisma consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, onde o crismando é enviado para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.
Por isso, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, esteve em festa no dia 27 de maio de 2023, onde vinte e sete jovens se prepararam para mais esse importante passo na fé.
A celebração Eucarística bem como a cerimônia do Crisma foram presididas pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, que explicou: “A palavra Crisma significa ungir. Nos tempos bíblicos, quando uma pessoa era escolhida para uma missão muito importante, derramava-se óleo sobre ela, porque acreditava-se que o óleo era portador da força do Espírito de Deus. A Igreja tomou esse gesto simbólico e cultural para uma linguagem que torna um ato sacramental."
Dom Peruzzo aproveitou a liturgia do dia de Pentecostes e, de uma forma muito espontânea, convidou dois crismandos, Igor e Manuela e como ele mesmo disse, “sou como o pai de vocês e estamos na nossa sala conversando sobre o Crisma”. Neste clima de bate-papo o Arcebispo falou sobre drogas, vícios, dependência química, destacando os comportamentos da juventude em relação à afetividade e sexualidade. A conversa não parou por aí, também falou sobre o tema do suicídio e da depressão, exortando os pais e padrinhos para olhar, para escutar estes jovens e não eximir das suas responsabilidades.
Antes de iniciar a oração do Pai Nosso, Dom Peruzzo perguntou ao coroinha e catequizando Raoni: “Você sabe rezar o Pai Nosso?" – Sim. "Quem te ensinou a rezar?" - Meus pais. Em seguida, Dom Peruzzo exortou: "Em casa, devemos ser orantes, e ao rezar com os filhos, seremos poupados de muitas atribulações." Dessa forma, a homilia de Dom Peruzzo foi uma verdadeira catequese para toda a comunidade.
Encerrando a celebração, Padre Edilei Rosa Silva, CSsR, administrador do Santuário, reforçou o chamado de Deus para que sejamos “luz na vida do próximo”. Ele agradeceu a presença de todos e ao Pai Espiritual Dom Peruzzo, que nos abençoa e nos acolhe, pois onde nosso Arcebispo está, a Igreja de Cristo está presente.
Foto: Catequese