Crédito da foto - Ricardo Massao
Ir à missa, nem sempre é uma tarefa fácil. Com as preocupações do dia a dia e com a rotina cada vez mais frenética, nas grandes cidades, parar por uma hora para entrar em sintonia com Deus às vezes parece impossível! Além do mais, durante a pandemia, o home office, que parecia facilitar a vida das pessoas, veio para bagunçar a rotina de muitas famílias.
Pensando nisso, o Santuário Perpétuo Socorro de Curitiba (PR), oferece 29 horários de missas, ou seja, 29 oportunidades por semana para proporcionar, aos fiéis, esse encontro com Deus. Todas as celebrações podem ser acompanhadas através do YouTube e do Facebook do Santuário.
Como as novenas presenciais das quartas-feiras ainda não voltaram, as missas deste dia não têm a presença de público e só podem ser acompanhadas online. Porém, as outras 27 celebrações são presenciais.
“No início da pandemia, com o fechamento das igrejas, houve aquela redução nos horários e passamos a ter somente duas missas por dia: uma pela manhã e uma à noite. Após a reabertura, voltamos aos horários normais de missas, mas como a sede do povo em participar era grande e houve a limitação da capacidade do Santuário, sentimos a necessidade de ter mais missas e oportunizar a participação de todos”, relata padre Celso Cruz, reitor do Santuário.
Para participar das celebrações, enquanto algumas paróquias optaram por fazer agendamento para controlar o número de pessoas, o Santuário preferiu deixar o acesso livre e contar com o bom senso dos devotos. “Tem dado certo! As pessoas têm respeitado o distanciamento, o uso de máscaras e do álcool em gel e a comunhão nos bancos. Também temos que agradecer pela ajuda da Pastoral da Acolhida na organização”, acrescenta o reitor.
Confissões
Se celebrar a Eucaristia já é uma oportunidade para estar na presença do Senhor, a confissão vai além e leva a pessoa a se aproximar dela mesma, do próximo e de Deus. Nesse sentido, as confissões também têm acontecido todos os dias, 30 minutos antes das missas (exceto na das 7h) e nas quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 19h.