A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sua elevação como Santuário Mariano Diocesano

No dia 27 de junho de 1998, foi emitido o decreto de ereção do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba, atendendo ao pedido do Reverendíssimo Padre Edmundo Twomey, CSsR, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e levando em consideração os motivos apresentados na petição.


A motivação para a elevação da igreja matriz para a categoria de Santuário Mariano Diocesano baseou-se na grande afluência de fiéis que frequentavam o local. A cada quarta-feira, cerca de 20.000 pessoas se reuniam na igreja, totalizando aproximadamente um milhão de fiéis anualmente. Além disso, reconhecia-se a eficácia da evangelização, a celebração da Eucaristia e do sacramento da Reconciliação, bem como a realização da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na qual os devotos expressavam gratidão pelas graças alcançadas e faziam seus pedidos.


A elevação da igreja matriz para a categoria de Santuário Mariano Diocesano seguiu as disposições dos cânones 1230, 1232 e 1234 do Código de Direito Canônico. Conforme estabelecido pelo referido código, um santuário deve ser um lugar de piedade, onde a Palavra de Deus seja anunciada e onde a vida litúrgica, principalmente a Eucaristia e a Reconciliação, seja devidamente incentivada.


De acordo com as normas do Direito Canônico, os estatutos do Santuário foram aprovados pelo Bispo local, estabelecendo a finalidade e a autoridade do reitor para dirigir o Santuário. Como o Santuário é uma paróquia, o reitor designado é o próprio pároco, que é auxiliado por outros sacerdotes para garantir o pronto atendimento a todos os que o procuram.


O decreto de ereção do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi oficializado na cidade arquiepiscopal de Curitiba, sob o sinal e selo das armas da autoridade eclesiástica competente, no dia 27 de junho de 1998.


Assim, a elevação da Igreja para Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro representa o reconhecimento da devoção e da fé dos fiéis, bem como a importância desse local como um ponto de encontro espiritual e devoção mariana na cidade de Curitiba.


Confira aqui o decreto oficial: Elevação da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a Santuário Mariano Diocesano

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados