Missa Solene no Santuário Perpétuo Socorro marca a criação da Província Redentorista de Curitiba

Na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição de Maria, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba (PR) acolheu uma Missa Solene que atraiu centenas de participantes. Missionários Redentoristas, fiéis, devotos e autoridades civis se reuniram na Casa da Mãe do Perpétuo Socorro para celebrar a criação da Província Redentorista de Curitiba.


A Santa Missa foi presidida pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, Padre Rogério Gomes, CSsR, que em sua homilia destacou a importância desse momento histórico para a comunidade redentorista e para a Igreja. Além de simbolizar a expansão e fortalecimento da presença redentorista nas regiões de Norte, Sul e Centro-Oeste, mas também marcou o compromisso renovado com a missão de propagar a devoção à Virgem do Perpétuo Socorro.


Padre Rogério Gomes, em sua homilia, acrescentou:


"Com alegria, nos reunimos nesta Solenidade da Imaculada Conceição para inaugurar a Província de Curitiba, unindo as Províncias de Campo Grande, Porto Alegre e a Vice-Província de Manaus. A nova Província surge sob o manto da Imaculada, da Mãe do Perpétuo Socorro.


As leituras e o Evangelho nos mostram como Deus age na história, manifestando sua redenção à humanidade. Apesar da fragilidade humana simbolizada por Adão e Eva, em Maria, na anunciação, ocorre uma nova Criação por meio de Jesus de Nazaré, o Redentor do mundo. Nele, somos amados desde a eternidade.


Assim como o anjo disse a Maria, hoje ele diz a cada um diante dessa nova realidade: "Não tenha medo, confrade, porque você encontrou graça diante de Deus". Essa graça sustentará a vida e o trabalho de cada um de vocês.


Maria, ao ser interpelada pelo anjo, teve seus questionamentos, assim como muitos de nós, aceitando o processo de reestruturação. A resposta dada a Maria é relevante para nós: "O Espírito virá sobre ti!". Podemos afirmar que o Espírito está presente nesse movimento da Congregação, o mesmo Espírito presente na criação do mundo, que fecundou Maria, e que nos acompanha em nossa missão.


É importante ressaltar que, apesar das três regionais, há uma única Província que constrói gradualmente sua identidade. Apesar das diferenças culturais, o foco deve ser naquilo que enriquecerá a Província e cada confrade, não naquilo que fragmenta. Somos Redentoristas! Devemos superar os elementos limitantes da cultura em prol da unidade, sendo um único corpo missionário.


A nova Província de Curitiba deve se lembrar de alguns fundamentos: a centralidade do Cristo Redentor na vida apostólica, a ousadia missionária, o cuidado com os pobres, a vida espiritual e a atualização constante, e a vida comunitária e o cuidado com os outros. Que a Mãe do Perpétuo Socorro proteja a nova Província, guiando cada confrade em sua vida consagrada e missão. Que Santo Afonso e todos os santos estimulem em cada um o zelo missionário para que, como corpo missionário, possamos ser "Missionários da Esperança seguindo os passos do Redentor", finalizou padre Rogério. 


 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados