Oito Anos de Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Polícia Federal de Curitiba

No dia 13 de setembro de 2023, às 13 horas, um evento especial aconteceu na sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, Paraná. Naquele momento, agentes da Polícia Federal e a comunidade próxima se reuniram para celebrar o oitavo aniversário da Novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma tradição que vem florescendo de maneira extraordinária ao longo dos anos.


Em 2015, a devoção chegou ao grupo de forma modesta, quando agentes da Polícia Federal pediram que a novena fosse celebrada no auditório do Prédio da Superintendência, no bairro Santa Cândida. O Padre Celso Vieira da Cruz, CSsR, reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na época, liderou as primeiras celebrações. No início, eram poucas pessoas, que se reuniam durante o horário de almoço dos agentes, nas quartas-feiras, às 13 horas. Contudo, à medida que o tempo passava, mais pessoas da Polícia Federal, e do bairro onde ela se localiza,  se juntaram às celebrações.


Desde o início, o Diácono Edilson da Costa  foi encarregado de celebrar as novenas junto com o Padre Celso e alguns seminaristas. Com o passar dos anos, o grupo cresceu, assim como a fé das pessoas que se reuniam todas as quartas-feiras junto ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Hoje, após oito anos, aproximadamente 40 pessoas participam regularmente das novenas. Nesse dia festivo, 13 de setembro, cerca de quatrocentas pessoas estavam no auditório para rezar.


Além do fortalecimento da fé, muitos relataram graças alcançadas e a comunidade muitas vezes se uniu para auxiliar pessoas que precisavam, doando alimentos generosamente. O grupo também organizou inúmeras viagens e retiros a Aparecida, fortalecendo os laços de amizade cristã.


Neste mês de setembro de 2023, celebramos com gratidão esses oito anos de novenas na Polícia Federal de Curitiba. A missa solene que marcou o oitavo aniversário da Novena contou com a presença do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que conduziu a celebração. Também estiveram presentes os missionários redentoristas Padre José Aparecido Devecchi, CSsR, e Padre Pedro, além do diácono Edilson, responsável por celebrar a Novena todas as quartas-feiras naquele local. As pastorais, serviços e movimentos do Santuário estavam representados pela coordenadora Heliane Negrini e a música ficou por conta dos cantores Marisa e Fernando, que sempre animam as novenas no Santuário.



Os Missionários Redentoristas agradecem a presença de Dom Peruzzo e de todos os servidores da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, com destaque para o Superintendente, Delegado Julio Rodolfo Kummer, e todos os agentes que participaram da celebração. Que a Mãe do Perpétuo Socorro abençoe sempre mais a vida e missão de cada um. Que a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro continue a iluminar os corações e a fortalecer a comunidade da Polícia Federal e de todos aqueles que se uniram a essa bela devoção.



Padre Edilei Rosa Silva, CSsR, comunidade redentorista, queridos amigos:


"Por aqui passam muitas pessoas. Pessoas que choram, porque sofrem em suas famílias; pessoas que riem, porque experimentam o amor. É um bom lugar para se partilhar. É um lugar onde não basta ser competente. Mas é um bom lugar para exercitar a bondade, porque passam por aqui  também pessoas inescrupulosas. 

Obrigado por terem vindo partilhar a Palavra, partilhar o pão. Obrigado por me tirarem da sacristia." (Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, em 13 de setembro de 2023, em sua homilia na Polícia Federal).


Padre Edilei, junto-me às palavras do nosso Arcebispo para agradecer a todos que ajudaram, que participaram ou, mesmo distantes, concorreram para que esse momento tão especial acontecesse. Oito anos de novenas: quantos encontros, quantas dores e quantas bênçãos!

Obrigado, Padre Edilei, por apoiar, desde o princípio. Obrigado Padre Sergio que mesmo não podendo comparecer, se fez presente com seu carinho e organização. Obrigado também aos padres José e Pedro. Lá estiveram os redentoristas, com seu hábito, com seu carisma de estar sempre junto ao povo.


Também agradeço à Heliane Negrini e seu esposo Negrini, Marisa e Fernando, ao estudante do IDE e MESC do Santuário, Ronaldo Lázaro, além de outros que acolheram nosso convite. Estávamos em cerca de 400 pessoas! Agradeço à Fabiana Sá e Andréa Quirino, pelo registro. Obrigado Carmem, pelo cuidado com as coisas santas.

Querido Padre Edilei: essa missa, pela quantidade de pessoas que nela participaram, mostra como os redentoristas estão respondendo até hoje ao pedido do Papa Pio IX sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: “Façam-na conhecida no mundo inteiro!”.


Texto: Diácono Edilson da Costa


 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados