Do Departamento de Comunicação, com Arquidiocese de Curitiba
Após dois anos de celebrações compactas, com capacidade reduzida de fiéis – e até mesmo online, como foi em 2020 -, a bonita festa do Corpus Christi da Arquidiocese de Curitiba voltará a acontecer de forma presencial, neste ano.
No comunicado, a Arquidiocese afirma que continua orientando seus fiéis quanto aos cuidados individuais e coletivos para a covid-19.
A Solenidade de Corpus Christi será no dia 16 de junho.
Sobre a Festa de Corpus Christi
"A festa de Corpus Christi nasceu a partir de um milagre eucarístico. Conhecido como o milagre de Bolsena: ocorreu quando um padre, enquanto celebrava a Missa, com pouca fé na Eucaristia, ao elevar o Corpo de Cristo, notou que a hóstia começou a sangrar. O sacerdote colocou a hóstia sob as toalhas do altar e a levou para o Papa da época, Urbano IV, que morava em Orvieto, na Itália.
Após o milagre, foi iniciada a procissão de Corpus Christi rumo à Igreja em Orvieto, no qual mantiveram a toalha com as manchas do Sangue de Jesus. Na época, o Papa sentiu a necessidade de instituir a festa de Corpus Christi, ainda que a Eucaristia já fosse recordada na quinta-feira, data de sua instituição. Essa necessidade de mais uma festa de devoção ao Corpo e Sangue de Jesus surgiu do desejo de manifestar a presença concreta de Deus no meio de Seu povo".