Qual o real significado do batismo para uma criança? E qual o papel dos pais e padrinhos diante desta decisão? O Batismo é a porta de entrada para a vivência da comunidade cristã. Responder a essas e outras dúvidas, faz parte da missão da Pastoral do Batismo. Ela é responsável em preparar os pais e padrinhos que decidiram batizar seu filho na Igreja Católica, ensinando sobre a doutrina, a história a tradição e a fé cristã católica. A pastoral promove encontros de formação, com pais e padrinhos, visando à recepção do batismo. A participação é obrigatória para a realização do batizado. Para informações sobre os Encontros de Pais e Padrinhos, favor procurar a Secretaria do Santuário.
A Pastoral do Matrimônio é composta por uma equipe de casais que vive o casamento cristão e trabalha na preparação de jovens casais de noivos que desejam receber o sacramento do matrimônio. No Santuário, essas formações para noivos são ministradas três vezes ao ano, com o objetivo de apontar aos futuros cônjuges alguns passos que poderão guiá-los em uma união estável e sólida, baseada nos princípios cristãos. Os integrantes da pastoral participam de formações periódicas, seguindo as orientações da arquidiocese. Para informações sobre as Formações para Noivos, favor procurar a secretaria do Santuário.
Tem por objetivo acolher, encaminhar, informar, auxiliar, indicar e responder a todos que procuram o Santuário, facilitando a comunicação e entrosamento entre os devotos, agentes pastorais e toda a comunidade. Seus integrantes são identificados por um jaleco azul e atuam, principalmente, nas portas principais, durante as missas, novenas e eventos do Santuário. A pastoral realiza reuniões mensais e seus agentes participam de formações e retiros periódicos. Missa mensal no primeiro sábado do mês, às 15h.
A Pastoral da Comunicação (PASCOM), surgiu da necessidade da Igreja Católica de se comunicar, seja por meios impressos, pelos veículos como televisão, rádio, internet e até mesmo pelas redes sociais. Outra função é promover a integração entre pastorais, movimentos e comunidade, tendo sempre o objetivo do anúncio do Evangelho. No Santuário, a atuação das PASCOM teve início no final da década de 90, com a Folha do Perpétuo Socorro. Hoje, os voluntários e funcionários integrantes desta pastoral trabalham em diversas frentes: equalização do som e transmissão de missas e novenas pela rádio e TV web; produção e apresentação de programas e momentos oracionais; produção de conteúdo para o site, redes sociais e revista mensal Mãe do Perpétuo Socorro; assessoria de imprensa; fotografia e filmagem de eventos e produção gráfica e marketing.
O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja. A Pastoral do Dízimo tem como papel principal conscientizar a comunidade para este compromisso, bem como receber o dízimo, manter o cadastro dos dizimistas sempre organizado e promover a missa mensal do dizimista.
A missão da Pastoral da Liturgia é coordenar e uniformizar a ação litúrgica, conforme a orientação da Igreja, no que diz respeitos aos atos celebrativos. Atua também na realização de outros eventos ligados às celebrações da Igreja, como a realização de procissões, organização de celebrações da palavra, entre outros.
Este serviço existe para animar as demais pastorais, movimentos e serviços do Santuário e para promover e incentivar o surgimento de novas vocações leigas, sacerdotais e religiosas. Este trabalho pode ser realizado através de missas temáticas, tardes, encontros, retiros, ações sociais, entre outros. O trabalho do SAV parte do princípio de que todo batizado é chamado a ser santo e a viver esta busca pela santidade através do amor a Deus e ao próximo em sua casa, no trabalho, na Igreja, onde estiver. Seus integrantes encontram-se para reuniões de formação, planejamento e oração.
A Pastoral do Empreendedor tem a missão específica de cuidar pastoralmente dos empreendedores. É uma pastoral de acolhida e vivência da Palavra de Deus, com linguagem e dinâmica próprias do mundo do empreendedorismo. É diferente de uma associação de empreendedores católicos ou algo parecido, mas está ligada diretamente à paróquia e à diocese, como todas as outras pastorais, onde o modelo é o Bom Pastor e o diretor espiritual é o pároco ou outro padre designado. Missa mensal no segundo sábado do mês, às 15h.
A missão da Catequese Infantil é preparar os pequeninos para a vida em comunidade e despertar neles o amor a Jesus Cristo, à sua Palavra e à sua Igreja. Na preparação para o Sacramento da Crisma ou sacramento da Confirmação, os adolescentes e jovens são convidados a assumirem seus papéis como cristãos e católicos pela ação do Espírito Santo, sendo luz do mundo e sal da terra.
O catecumenato é um processo catequético para adultos que não possuem os sacramentos. Assim, o catecumenato oferece uma formação compreendida num itinerário espiritual de passagem do velho homem para o novo, que tem sua perfeição em Cristo, uma progressiva mudança de mentalidade e costumes, com suas consequências sociais.
É um movimento do apostolado leigo da Igreja Católica que atua com casais e famílias no início da vida matrimonial. A regra máxima é a vivência do Evangelho de Jesus Cristo, em família. Para participar do Encontro de Casais Jovens (ECJ), que acontece uma vez por ano, o casal deve ter o sacramento do matrimônio há até 10 anos. As missas mensais do MCJ acontecem no terceiro domingo do mês, às 10h.
O objetivo da Comunidade Católica Filhos do Céu é contribuir para que, cada vez mais, haja famílias restauradas pela graça de Deus, famílias Apóstolas, Missionárias da restauração de outras famílias, famílias cheias do Espírito Santo. A missa mensal acontece no terceiro sábado do mês, às 15h.
Atua na escuta solidária de pessoas a partir de um referencial bíblico e ético. O grupo é formado por voluntários com formação em psicologia e/ou teologia e oferece ajuda diante das angústias ou momentos difíceis que o indivíduo esteja passando. Os atendimentos acontecem nas salas de confissão do Santuário.
O Coroinha/Acólito tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dá testemunho da radicalidade do amor de Deus seja na Igreja, na família, na comunidade, na escola, onde estiver inserido. Segue o exemplo de São Tarcísio, seu padroeiro.
É um serviço oferecido pelo Santuário, voltado a crianças em idade de pré-catequese (3 a 8 anos). Acontece todos os domingos, durante a missa das 10h e sua missão é realizar atividades apropriadas à idade, relacionadas à religião católica e aos temas propostos pela Igreja naquela semana ou naquela missa. Para participar como agente, basta gostar de trabalhar com crianças.
É um grupo de oração e intercessão que faz adoração ao Santíssimo Sacramento sempre na primeira sexta-feira do mês, obedecendo a uma devoção muito antiga. A vigília inicia após a missa das 19h30 e finaliza às 23h. A equipe de organização da vigília faz reunião preparativa para o encontro, além de participar de retiros de formação.
Tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e a comunidade. Sua missão é acompanhar pessoas idosas no domicílio, mensalmente, levando afeto e a ternura de Deus.
São atletas profissionais e amadores que zelam pela espiritualidade, buscam aperfeiçoar seus conhecimentos nas Sagradas Escrituras, através de reuniões mensais e utilizam práticas esportivas como instrumentos de evangelização.
O MESC é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções. A investidura como MESC acontece após o curso de Formação da Arquidiocese. O grupo reúne-se mensalmente para reuniões formativas e atua em escala em todas as celebrações.
É uma associação eclesial que visa o fortalecimento da Eucaristia na vida dos cristãos. Sua finalidade é, como o próprio nome diz: oração e apostolado. Essa missão promove a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, divulgando suas promessas e fazendo a devoção da primeira sexta-feira de cada mês, na missa das 15h.
A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, afim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo. Os legionários realizam trabalhos espirituais e de evangelização, e se reúnem semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias com orações em torno do altar de Nossa Senhora.
Acontece todas as terças-feiras à noite, no Santuário. Inicia com a Santa Missa, às 19h30 e, logo em seguida continua com o Cerco de Jericó ou Noite de Cura, com louvor, pregações e adoração. Aberto à comunidade.
Acontece todas às segundas-feiras à tarde, no Santuário, com a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC). Inicia com a Santa Missa, às 15h e, logo em seguida continua com louvor, pregação e momento de oração. Aberto à comunidade.
Para aqueles que buscam mais intimidade com Deus, as Oficinas de Oração e Vida são uma ótima oportunidade. Os encontros ajudam não só a melhorar a vida de oração, como também a estabelecer uma constância na meditação e no estudo da Palavra. É um curso com tempo limitado, podendo-se repeti-lo quantas vezes se achar necessário. Os novos grupos iniciam-se sempre duas vezes no ano, em março e agosto. São 15 sessões semanais, que acontecem no Centro Redentorista Santo Afonso e com duração de 2 horas.
O carisma da congregação é colocar-se à serviço dos irmãos, sobretudo, no Acolher, Assistir e Educar a infância e a juventude pobre, marginalizada ou colocada em condições de risco, perigo e abandono. Como a Casa Madre Maria - sede atual da etapa de formação do Noviciado - fica próxima ao Santuário, as irmãs e as postulantes atuam na Liturgia, Catequese e na Animação Vocacional, além de serem parceiras na administração do Bazar.
A equipe de peregrinação do Santuário foi criada para promover e divulgar amplamente a devoção a nossa Senhora do Perpétuo Socorro através das romarias. Tem a missão de levar o ícone pelas paróquias do Paraná, estados vizinhos e do Brasil.
É um movimento formado por mães que se reúnem semanalmente para interceder por seus filhos e por suas famílias. Nas reuniões, além da oração, há a meditação da Palavra de Deus e a partilha de vida, com muitos testemunhos alcançados na vida da família por meio da oração.
É um grupo que se identifica com o carisma redentorista e caminha em sintonia com a congregação. Além de participarem de outras pastorais dentro do Santuário, eles também divulgam a devoção dos santos e beatos da Congregação do Santíssimo Redentor. Preparam a liturgia comemorativa nessas datas e realizam formações sobre a espiritualidade e carisma do fundador, Santo Afonso.
Tem por objetivo propagar a devoção a Nossa senhora, incentivando a oração do terço em família através da visita da imagem aos lares da comunidade. Seus integrantes são chamados de mensageiros(as) e coordenam essa visita de Nossa Senhora às famílias durante todo o mês.
No Santuário, além dos jovens engajados nas diversas pastorais, existe o Shai Jovem, que segue o carisma redentorista. Reúnem-se periodicamente para estudar, partilhar e vivenciar a Palavra de Deus e também conversar sobre temas ligados à juventude.